A galeria da Aliança Francesa Botafogo apresenta a exposição “Insouciance: Juventudes Transatlânticas”, do fotógrafo francês Vincent Rosenblatt
A mostra apresenta cerca de 90 fotografias produzidas na França e no Brasil entre 1997 a 2021, sobre a juventude dos dois países
Em destaque, a série inédita “Wesh - la Brèche” de jovens de origens multiculturais feitas na cidade de Niort, centro-oeste da França, e “Cachoeiras” (2000-2002), outro trabalho inédito que retrata os cariocas nas cachoeiras da mata urbana do Rio de Janeiro. Um recorte da consagrada série "Rio Baile Funk" (2005-2021), trabalho de longo prazo realizado no mundo funk carioca complementa a mostra.
Insouciance - Juventudes Transatlânticas
Fotografias de Vincent Rosenblatt 1997 – 2021
Abertura dia 14 de abril – 18h30 - Até 7 de agosto de 2022
Entrada Gratuita
Galeria Aliança Francesa Botafogo
Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo - Rio de Janeiro, RJ.
Entre a França e o Brasil, Vincent Rosenblatt - reside há 20 anos no Rio de Janeiro.
Em 1998 e depois em 2015, ele se beneficiou de duas residências de criação no CACP (Centre d'Art et de Création Photographique) da cidade de Niort, com 60.000 habitantes no oeste da França. A segunda foi uma encomenda da prefeitura da região e do Ministério da Cultura. O trabalho realizado com um intervalo de 17 anos é condensado sob o título: "Wesh - La Brèche". Wesh - uma palavra do árabe argelino que se tornou uma gíria francesa - é uma espécie de "Olá, tudo bem?". Já La Brèche é a encruzilhada e a praça central de Niort, onde jovens de origens multiculturais se encontram, saem, paqueram ou ficam entediados enquanto esperam o ônibus.
A exposição inclui outras séries e experimentos, com destaque para uma série de retratos de cariocas nas cachoeiras da mata urbana do Rio de Janeiro, produzidos entre 2000 e 2002, durante as primeiras estadias do fotógrafo no Rio. Um recorte do seu conhecido trabalho de longo prazo "Rio Baile Funk" (iniciado em 2005) completa a exposição. Esta série será lançada em livro, no dia 11 de maio, na Galeria da Aliança Francesa durante o período da exposição.
A busca por um estado de êxtase ou transe e afetos tece um elo entre as séries apresentadas na mostra Insouciance Juventudes Transatlânticas: seja provocada pelo som, pela música ou pela imersão dos corpos na água doce das cachoeiras cariocas, em comunhão com a natureza, ou ainda no corpo a corpo dos casais em bailes funk.